quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Até onde podem chegar os jovens valores?

Ser campeão mundial Júnior é algo extremamente significativo. 

Conseguir ser o melhor entre os promissores e jovens talentos será significado de um carreira promissora?


Continua »»»»»
E, acredite, as estatísticas comprovam isso principalmente no contrarrelógio, já que o ciclismo de estrada mostra que alguns despontaram na carreira, enquanto outros tiveram uma carreira sem brilho apesar da conquista da camisola arco-íris.

Nesta segunda-feira (17 de Setembro), o norueguês Oskar Svendsen sagrou-se o mais novo campeão Júnior de CRI . Além da medalha de ouro, ele possui o recorde mundial de maior VO2Max registado.

 (O VO2máx é o volume máximo de oxigénio que o corpo consegue “inspirar” do ar que está dentro dos pulmões, levar até os tecidos através do sistema cardiovascular e usar na produção de energia, numa unidade de tempo).

Desde que a categoria foi introduzida, apenas um Júnior conseguiu voltar a vestir a camisola arco-íris na elite no ciclismo de estrada: Greg Lemond. O francês sagrou-se campeão Jr em 79 e profissional em 83 e 89. 

O italiano Damiano Cunego, que foi medalhista de ouro nos juniores em 98, foi o que mais se aproximou de tal feito ao ficar com a prata na elite em 2008.

Tendo o  parâmetro o ano de 1998 em diante, vemos que poucos ciclistas que vestiram a camisola de campeão mundial, entre os 17 e 18, conseguiram desempenhar um papel honroso figurando no primeiro escalão da modalidade:

Campeões de estrada 


Analisando alguns nomes campeões na estrada, Cunego pode ser o eleito com mais destaque, já que tornou-se campeão do Giro 2004, mas não teve a consistência suficiente para tudo o que dele esperavam. Um que parece seguir os passos do italiano é Roman Kreuziger. 

Se no ciclismo de estrada a história mostra inúmeras oscilações, com poucos sucessos e muitas decepções, no contrarrelógio o cenário é diferente. 

Já que a grande maioria dos ciclistas que conseguiram a camisa arco-íris na prova contra o tempo conseguiram se manter no alto nível no Pro Team. Resposta para isso são os nomes de Cancellara, Kittel, Van den Broeck, Ignatiev, Degenkolb, Pozzato e Phinney. 

 Campeões de Contrarrelógio

Após estes dados, devemos levar em conta o desempenho do norueguês? Sem dúvida. O seu desempenho foi digno de um campeão e parece ser uma perspectiva real  somando o seu talento e o histórico das cronos entre os juniors. Ele marcou o maior VO2max registrado num ser humano : 97.5ml/kg/min. O que nos resta é aguardar.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...