quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Alimentos Diet VS Alimentos Light

Dúvidas na hora de comprar um produto diet ou light? 

Chocolate diet, iogurte light, afinal o que vem a ser?


Continua »»»»»
Nos últimos 20 anos houve um aumento de oferta de produtos diet e light importados, o que estimulou a produção portuguesa destes alimentos.


É cada vez maior a procura por alimentos que possam auxiliar a prevenir, manter ou melhor a saúde

Alimentos Diet
 
Para entender melhor saibam que diet é sinônimo de dietético. Ou seja, alimento que sofreu alguma modificação na sua composição original para atender a determinada parcela de população que apresente algum distúrbio metabólico.

O caso do diabético, por exemplo, que não pode ingerir açúcar. Isto não quer dizer que o alimento que não contiver açúcar engordará menos. É o caso do chocolate diet, que por não ter açúcar na sua composição teve maior adição de massa de cacau, tornando o produto mais rico em gorduras do que a versão original. 

Portanto, não teve redução de calorias, ao contrário. Se repararem bem vão encontrar alimentos com restrição de Sódio (para hipertensos), de gorduras e colesterol (para cardiopatas) etc. 

Alimentos Light

Coadjuvantes em dietas de emagrecimento, são produtos ou alimentos elaborados com redução na quantidade de algum dos seus componentes ou do seu valor calórico final.

São considerados light os produtos que tiverem redução mínima de 25% do seu valor calórico total. Exemplos: iogurtes light (com teor reduzido de gorduras e calorias em relação ao produto integral).

Para não se confundir na hora da compra devem:

1) Ler atentamente os rótulos dos produtos para saber qual sua finalidade e composição. Lembrem-se que na maior parte das vezes a quantidade de calorias e nutrientes informados é por 100g do produto.

2) Comparem a quantidade de calorias do produto diet ou light com a versão original.

3) Cuidado com o alto consumo de produtos light, pois se abusarem obterão muitas calorias e aumento de peso.

4) Evitem dar à crianças alimentos adoçados artificialmente, principalmente à base de ciclamato e sacarina. O único adoçante natural é o Stevia.

5) Teor reduzido de gorduras em leite e derivados, representam menor teor de Vitamina A, essencial para crescimento de ossos, pele, cabelo e dentes, protecção das mucosas, contra o câncer do pulmão e mantém as gengivas saudáveis. Portanto, fundamental para crianças.

Portanto diet ou light têm muito que se lhe diga!

Fonte: Livro Bem estar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...