Mas de onde surgiu afinal o tal apelido para o ciclista catalão?
Continua »»»»»
O seu desempenho no Giro (onde foi segundo classificado) e agora na Vuelta, fizeram de Rodriguez um nome popular em grandes voltas e, assim como a maioria dos ciclistas no pelotão, ele também é lembrado pelo seu apelido: Purito.
Em espanhol, "Purito" é um sinonimo para algo limpo ou inocente. Mas a origem não vem daí. Muito pelo contrário. O apelido surgiu porque ele fumava nos campos de treino de sua equipa no início de carreira.
Em 2001, o catalão era um neo-profissional da equipa One Once. E um dia de treino normal, ele deixou todos os seus companheiros para traz numa montanha.
E eram atletas do porte, como Carlos Sastre e Joseba Beloki. Para celebrar a exibição, Rodriguez fez o gesto como se estivesse fumando um charuto.
Os seus companheiros aceitaram a brincadeira, mas exigiram mais do ousado Rodriguez. Os mais experientes disseram que ele deveria fumar um charuto de verdade na frente do chefe da equipa, Manolo Saiz,
A ideia era tentar fazer com que ele fosse punido, já que Saiz era conhecido pelas suas formas rígidas e certamente puni-lo ia. Rodriguez fez exactamente o que todos queriam, mas infelizmente nunca foi revelado a real reacção de Saiz.
Purito é tambem um termo em espanhol que é sinônimo de charuto pequeno. Eis o porquê do nascimento do apelido do hoje mais que consagrado Joaquim Rodriguez "PURITO"