quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Alguém sabe o porque de Joaquim Rodriguez ser chamado de "Purito"?

Ex líder da Vuelta, Poucos apostavam que Joaquim Rodriguez fosse resistir tanto aos ataques de Alberto Contador nas montanhas.
 

Mas de onde surgiu afinal o tal apelido para o ciclista catalão?


Continua »»»»»
 O seu desempenho no Giro (onde foi segundo classificado) e agora na Vuelta, fizeram de Rodriguez um nome popular em grandes voltas e, assim como a maioria dos ciclistas no pelotão, ele também é lembrado pelo seu apelido: Purito.

Em espanhol, "Purito" é um sinonimo para algo limpo ou inocente. Mas a origem não vem daí. Muito pelo contrário. O apelido surgiu porque ele fumava nos campos de treino de sua equipa no início de carreira.

Em 2001, o catalão era um neo-profissional da equipa One Once. E um dia de treino normal, ele deixou todos os seus companheiros para traz numa montanha. 


E eram atletas do porte, como Carlos Sastre e Joseba Beloki. Para celebrar a exibição, Rodriguez fez o gesto como se estivesse fumando um charuto.

Os seus companheiros aceitaram a brincadeira, mas exigiram mais do ousado Rodriguez. Os mais experientes disseram que ele deveria fumar um charuto de verdade na frente do chefe da equipa, Manolo Saiz,


A ideia era tentar fazer com que ele fosse punido, já que Saiz era conhecido pelas suas formas rígidas e certamente puni-lo ia. Rodriguez fez exactamente o que todos queriam, mas infelizmente nunca foi revelado a real reacção de Saiz.
 

Purito é tambem um termo em espanhol que é sinônimo de charuto pequeno. Eis o porquê do nascimento do apelido do hoje mais que consagrado Joaquim Rodriguez "PURITO"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...