segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O repouso e a alimentação pós-competição parte 3

Da pista para a mesa

Quanto à alimentação, os especialistas em nutrição desportiva, dizem que os nutrientes essenciais no pós-prova são os carboidratos, necessários para o metabolismo energético. 


Continua »»»»»
O que muda entre uma competição curta e outra longa é a quantidade deste composto orgânico ou seja, para cada tipo de pós-prova (quanto maior o desgaste, maior é a quantidade a ser reposta) e existe uma refeição adquade para tal. 

Como nas provas mais puxadas também há um desgaste muscular maior e, em caso de lesão, a musculatura demora até 48 horas para se recuperar, e é bom acrescentar um pouco de proteína às refeições. 

Já nas competições curtas, a proteína não é essencial, pois não ocorrem tantas lesões musculares. Em se tratando de provas longas, não se pode esquecer também da reposição de vitaminas e minerais, micronutrientes que, como antioxidantes, mantêm o metabolismo bem regulado e protegem o corpo dos
radicais livres produzidos durante a prova.

A refeição logo após a prova é a mais importante, mas as seguintes (no mesmo dia e nas 24 horas subsequentes) não podem ser esquecidas de modo algum, pois são as complementares. "O intervalo ideal entre uma e outra é de duas ou três horas", recomendam

Após esse prazo, já se consegue estabelecer a recuperação e os cuidados extras já não são tão necessários. "Na prova curta, só muda a quantidade de carboidrato, porque o exercício e o gasto calórico serão menores", esclarece o nutricionista.

Se o pedal tiver sido curto, mas muito intenso, é recomendável acrescentar proteína à reposição de carboidrato, e respeitar o fracionamento, no mesmo esquema da alimentação pós-prova longa. 


A dica é fugir do jejum, que retarda a recuperação, pois o corpo começa a gastar os nutrientes da reserva.

E aqui fica os links para as outras 2 partes


O repouso e a alimentação pós-competição parte 1 aqui
O repouso e a alimentação pós-competição parte 2 aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...