segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Alberto Contador "agora eu sinto-me livre literalmente"

Alberto Contador mostrou do que é feito um grande campeão.

Claramente sem ritmo de prova e passando por algumas dificuldades na Vuelta, o madrileno, com a classe e competência de sempre, soube confrontar e reverter as adversidades para conquistar a camisola vermelha pouco mais de um mês após seu retorno ao ciclismo.


Continua »»»»»
Qual a sensação após cruzar a meta em Madrid? 

Liberdade. "Eu coloco-me tanto sob pressão que agora eu sinto-me livre literalmente", disse Contador, que retornou ao ciclismo no início de Agosto. "Estou muito satisfeito. Feliz por mim e por aqueles que me incentivam e que estão a agradecer me por este espiráculo, quando na verdade sou eu que deveria estar agradecendo a eles."

Com Alejandro Valverde e Joaquim Rodriguez a completar os três primeiros da geral, foi a 16ª vez na história da Vuelta que os espanhóis figuraram no top 3 final. Melhor ainda para Contador que foi quem subiu no lugar mais alto do pódio. 


Apesar da perda dos títulos do Tour de France 2010 e do Giro d’Italia 2011, que lhe renderiam sete títulos em grandes voltas, El Pistoleiro, com cinco títulos oficiais, faz parte de um selecto grupo de apenas dez ciclistas que conseguiram tal feito. E é apenas o quinto na história que venceu nas três grandes voltas Giro, Tour e Vuelta.

Contador, com um ataque "a solo" de 50km na 17ª etapa em Fuente Dé, não apenas alterou o cenário da competição (naquele momento favorável a Joaquim Rodriguez) como praticamente sacramentou o seu bicampeonato em Espanha (2008 e 2012), além de entrar para a história do ciclismo mundial como um dos principais feitos do desporto.

Após a etapa deste domingo (9 de Setembro), o ciclista da Saxo Bank confirmou não ter mais a ambição de competir nas três grandes voltas na mesma temporada. "Já pensei sobre isso, mas agora já não penso mais", declarou ele, que terá como próximos objectivos o Campeonato Mundial e a Volta da Lombardia.

Uma coisa é certa: vencer dá mais confiança e isso o leva a ganhar novamente. O currículo de Contador fala por si só, e o espanhol ainda não chegou nem aos 30 anos de idade. 



Títulos de Contador

Tour de France
Classificação geral (2007, 2009)
Melhor jovem (2007)
3 etapas

Giro d'Italia
Classificação geral (2008)

Vuelta a España
Classificação geral (2008, 2012)
Classificação combinada (2008)
3 etapas

Paris–Nice (2007, 2010)
Volta ao País Vasco (2008, 2009)
Volta Castilla e León (2007, 2008, 2010)
Volta ao Algarve (2009, 2010)
Campeão nacional de estrada (2009) 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...