quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Cada segundo é valioso!

O actual campeão mundial do Ironman 70.3, Craig Alexander, voou até á Carolina do Norte para fazer um teste no túnel de ar. 

O objectivo? Cada segundo é valioso!


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O objectivo da experiência era analisar qualquer pequeno detalhe que ajudasse o atleta a melhorar a sua performance, ajudando a defender o bicampeonato australiano.

Segundo o técnico de performance de Craig, e de outros atletas de elite, Mat Steinmetz, para manter um triatlteta no topo do mundo, na sua posição a  posição na bicicleta é muito importante.

Qualquer mudança que poça ser feita é examinada, avalianda se pode ajudá-lo a ganhar poucos segundos, que são cruciais.

Entre os métodos analisados, estavam desde o posicionamento de braços e mãos, até ao funcionamento do novo capacete da Specialized, S-Works  McLaren TT. Esta foi a primeira vez que a marca enviou um triatleta para um teste num túnel de vento. 


Além de Steinmetz, a equipa contava com o especialista em aerodinâmica da Specialized, Chris Yu.

Foram realizados inúmeros testes em que Craig se posicionava com as mãos um pouco mais elevadas e cotovelos apertados. 


Na pesquisa foi levado em consideração até mesmo como o atleta mantinha os seus polegares, e Yu e Steinmets chegaram á conclusão que a performance do australiano chegou ao seu nível mais alto, minimizando o atrito e maximizando o benefício, quando ele estava com as mãos mais baixas e cotovelos ligeiramente mais afastados.

Em realação ao novo equipamento, Craig também fez testes com o capacete que usou no Campeonato Mundial de 2011, estabelecendo, assim, uma linha de base para examinar como as mudanças podem ajudar. 


O S-Works  McLaren TT possui uma cauda bicuda para minimizar o atrito em variadas posições e nas mais diferentes condições de vento.

O novo produto da Speciaqlized não fugiu da polêmica da ventilação. Ele não tem nenhuma abertura na parte da frente, e os atletas são refrigerados por áreas denominadas Gill, que são pequenas aberturas próximas as orelhas. 


Os técnicos da Specialized alegam que estas características de projeto diminuem o atrito aerodinâmico e consegue manter os atletas bem. 

Fonte pro-bikegear.com
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