A algum tempo atraz escrevi aqui sobre o lançamento do novo passador SRAM Grip Shift de 10 velocidades. Agora encontrei mais informações sobre seu funcionamento.
O grande problema com os rotativos Grip Shift, sempre foi a sua
manutenção e sua performance em condições extremas. Muitas vezes quando
colocado “na lama”, as coisa pioravam 1 pouco.
Continua
Um novo sistema
Porém, apesar de por fora, os rotativos estarem parecidos com o modelo
antigo, por dentro o sistema é completamente diferente. O modelo antigo
funcionava através de dois tubos concêntricos que giravam entre si . Eles não eram bem selados e volta e meia
perdiam a lubrificação e travavam, (isto aconteceu comigo) por acaso.
O novo sistema é totalmente diferente. Ele funciona com três
rolamentos de esferas, que de acordo com a SRAM, são muito bem selados e
não vão precisar de manutenção frequente.
Há também um mecanismo separado de presilha interna que, de acordo
com a SRAM, evita com que a passagem da mudança venha a desalinhar o
mecanismo interior e a parte externa.
Opinião dos especialistas
De acordo com os testes feitos por sites especializados, a passagem
das mudanças está mais suave do que a dos rotativos XX e X0 convencionais e a
mudança foi realmente muito grande. É uma grande vantagem apontada
pelos especialistas, foi o excelente funcionamento do sistema de passagem
múltipla das mudanças.
Tudo isto foi testado na ultima prova do campeonato do mundo de XCO.
Uma questão que ficou um pouco pior foi a distância entre o rotativo e a
manete. Uma vez que o mecanismo ficou maior, o dito teve que ser
afastado da manete, o que piorou um pouco a travagem com
apenas um dedo.
Fonte http://www.sram.com