sexta-feira, 14 de setembro de 2012

“A união faz a força”

Pedalar em grupo trás motivação, diminui o esforço e faz com que o treino seja mais eficaz

O ciclismo é um dos desportos em que o velho ditado "a união faz a força" melhor se encaixa, pois andar no meio do pelotão pode reduzir em até 40% o esforço físico despendido. 


Continua »»»»»
Mas os benefícios de pedalar em grupo vão muito além de apenas poupar energia por andar no vácuo de um companheiro, e podem tornar o treino muito mais eficiente.

"Treinar em grupo é sempre melhor. Na questão física, não existe muita diferença, mas é muito importante na parte motivacional".

"Saber que existe um grupo de pessoas que contam contigo dá ânimo maior para enfrentar frio, chuva ou cansaço, além de acordar às 6h para pedalar. Torna-se um compromisso e não dá para faltar sem um motivo convincente".

Dinâmica de grupo
Além do condicionamento físico, é preciso ter uma boa técnica para entrar num pelotão, pois quem não está apto pode colocar em risco a segurança de todos e provocar acidentes. Por isso, é imprescindível conseguir manter se alinhado, conduzir a bicicleta sempre em linha reta e fazer manobras suaves.

"Além de pedalar em linha reta, é preciso ter tranquilidade, prestar atenção em quem está na frente ou dos lados e saber como fazer indicações sem se desequilibrar".


"Quando uma pessoa tiver as condições técnicas exigidas, pode ingressar na parte de traz do pelotão, pois muitos se sentem inseguros no meio do grupo. Com o tempo, a parte técnica será aprimorada".

No início, é muito comum ter um pouco de receio em "andar na roda"  para usufruir do vácuo e se focar somente na bicicleta da frente, mas isto deve ser evitado, e o correto é sempre olhar para frente e tentar visualizar tudo o que acontece em seu redor.


"Além de não se beneficiar do vácuo e ter que aguentar o ritmo, quem está na frente precisa de avisar tudo o que acontece os outros. Se há buracos, pedras, carros na direcção contrária ou estacionados e qualquer outra coisa que represente riscos".

"Existe uma série de condutas no pelotão, e a principal delas é a segurança. Os olhos dos que estão na frente são os olhos de todos. Por isso, eles precisam de indicar o que acontece, mas os que estão no meio também precisam orientar aqueles que vêm mais atrás".


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...