Nos últimos dois anos, o debate 26" vs 29 "tem se intensificado entre
aqueles que se preparam para enfrentar o Brasil Ride, com uma tendência
inclinando acentuadamente em favor das 29ers '.
Na prova de 2011, 23%
dos concorrentes utilizou uma bicicleta 29er ". Em 2012, o número vai subiu para
61%.
Continua »»»»»
O senso comum e os resultados dos liders de todas categorias na
edição 2011 comprovou que há uma vantagem superior para o ângulo de
ataque das 29er uma melhor atracão e uma rodagem maior, o que torna a
29ers numa formula perfeita para profissionais e amadores interessados
em participar nos grandes desafios como o Brasil Ride.
Proporcionando
uma vantagem seja a subir ou descer e reduzindo a fadiga corporal é
uma escolha óbvia para um evento tão longo e difícil como a Brasil Ride
durante sete dias.
Mateus Ferraz da equipa RC Bikes, que ficou em primeiro
lugar em 2011 em dupla com a Ivonne Kraft, foi claro sobre a sua
preferência em relação á 29er após a segunda e mais longa etapa de
143km de grande exigência para os atletas, "Quando se tem de passar
por muitas travessias de rios e não se sabe o que está debaixo da
água, é mais seguro".
Numa etapa épica, com as três famosas subidas do Rio de Contas, o piso com
pedras e mais pedras é adequado as rodas maiores mantendo uma velocidade
mais constante fazendo com que o ligeiro peso das mesmas seja
compensado.
No início existia desvantagens. Inicialmente, antes dos
fabricantes de rodas darem mais atenção ao novo formato, havia a
questão do peso.
Mas atualmente fabricantes como Shimano, Ritchey Mavic e
Continental investem muito em rodas e pneus pesando apenas algumas gramas extra sobre as 26.