terça-feira, 17 de julho de 2012

Tour De France 2012: Quanto e que já ganhou cada equipa ate agora.

O Tour  está hoje no seu 2º dia de descanso na cidade de Pau nos Pirenéus. Os ciclistas vão aproveitar ao máximo o dia de hoje para descansar e preparar a última parte deste Tour.

E que tal hoje olhamos para o prize money até agora amealhado pelas equipas no Tour. Este aspeto do Tour de France...


Click para aumentar
 
Continua »»»»»
Hoje olhamos para o prize money até agora amealhado pelas equipas no Tour.

 Este aspeto do Tour de France sempre foi, na minha opinião, muito interessante e pouco debatido/discutido e é uma ferramenta que ajuda-nos a perceber quem é que se destaca e quem está mais ativo dentro do pelotão, mas não necessariamente quem está em melhor forma, apesar de muitas vezes esse também ser o caso.

 É preciso também ter em mente, ao olhar para estes dados, que a maior fatia do prize money é dada em Paris.

Só para dar um exemplo, Haimar Zubeldia tem menos prize money do que o seu companheiro Jens Voigt. Contudo, se Zubeldia mantiver sua posição dentro do top10 irá amealhar muito mais dinheiro em Paris do que Voigt.

Ou seja, estes dados de agora não significam que Voigt está melhor do que Zubeldia, apenas que se mostra e se destaca mais com as suas fugas do que Zubeldia com os seus resultados dentro do top 20 em algumas etapas.

O gráfico acima mostra-nos qual é a situação neste momento e enquanto a Sky e a Liquigas a liderar faz todo o sentido, a Europcar e a FDJ estar tão perto da Lotto pode ser mais confuso (dica: os sprints intermédios ajudam muito).


 Um dado interessante: se Peter Sagan fosse uma equipa, ele estaria neste momento em 2º lugar no ranking do prize money e a Liquigas caía para trás da Euskaltel, vejam bem a importância deste miodo nesta equipa!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...