terça-feira, 17 de julho de 2012

Escândalo nº2 no Tour, controlo antidoping positivo para Frank Schleck

Frank Schleck (RadioShack) está muito provavelmente de saída do Tour de France após ter dado positivo a um diurético ilegal, esta agora!!!

O controlo data do dia 14 de julho em que a Volta a França partiu de Saint-Paul-Trois-Châteaux e chegou a Le Cap d’Agde (ver aqui). Uma etapa ganha ao sprint pelo alemão André Greipel.

Continua »»»»»
A UCI informou que num teste dentro de competição a 14 Julho feito ao ciclista luxemburguês revelou vestígios de um diurético Xipamide.Diuréticos são restritos no desporto, pois eles podem em alguns casos serem usados como agente adulterante.

Num caso muito similar ao de Alexandr Kolobnev no Tour 2011, esta é uma substância menor e não significa que o ciclista é automaticamente retirado da prova, mas a UCI espera que seja essa a decisão da equipa RadioShack .

A UCI está confiante que a equipa do ciclista vai tomar os passos necessários de modo a garantir que o Tour de France continue em serenidade,” disse um responsável da UCI, “e que o ciclista tenha a oportunidade de preparar a sua defesa de modo adequado e dentro dos prazos legais, que permitem 4 dias para a que a amostra B seja analisada”.

Frank Schleck (RadioShack) está muito provavelmente de saída do Tour de France após ter testado positivo a um diurético ilegal. 
 O corredor da RadioShack, de 32 anos, terceiro classificado do Tour em 2011, está a disputar a 99.ª edição Volta a França, cujo pelotão gozou hoje o segundo dia de descanso.

O ciclista é o irmão mais novo de Andy Schleck que foi o vencedor do Tour de France de 2010, depois de o espanhol Alberto Contador ser desqualificado por doping.

Um comunicado da UCI disse que o ciclista de 32 anos havia sido informado de que houve um “resultado analítico adverso (presença do diurético Xipamide com base no relatório do laboratório em Châtenay-Malabry, que é credenciado pela WADA) na amostra de urina coletada dele numa competição teste para o Tour de France no dia 14 de julho de 2012”.

Schleck “tem o direito de recorrer e fazer a contra-amostra”. A UCI, entretanto, indicou que espera que o ciclista seja imediatamente suspenso da corrida, de acordo com as rigorosas regras anti-doping.
O Xipamide, que é um diurético, é normalmente usado para o tratamentos de edemas e hipertensão.

Scleck tem a oportunidade de provar a  sua inocência dele porque a Xipamide faz parte de uma categoria especial de substâncias do código da WADA.

O código estabelece que quando um “atleta pode estabelecer que o uso de um específica substância não tinha como objectivo uma melhor performance, o período de ilegibilidade deve ser substituído pelo seguinte”. Por uma primeira violação, atletas recebem uma “repreensão” ou no máximo “um ano de suspensão”.

Uma segunda violação implicaria “dois anos de suspensão”. Em outras palavras, dois anos de banimento, enquanto uma terceira violação causaria um “banimento perpétuo”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...