O norueguês Edvald Boasson Hagen acabou em terceiro lugar na etapa que decorreu de Liège até Seraing, na Bélgica.
Continua:
A primeira etapa do Tour de France terminou, neste domingo, com um novo vencedor, mas não com um novo líder.
O jovem eslovaco Peter Sagan, de apenas 22 anos, foi o mais rápido (com o tempo de 4h58’19’’) do percurso que foi de Liège até Seraing, na Bélgica, mas o vencedor do prólogo Fabian Cancellara chegou logo atrás e conseguiu manter a camisa amarela, atribuída ao primeiro colocado na classificação geral do Tour.
Esta foi a primeira vitória de Sagan no Tour de France. Ciclista da Liquigas-Cannondale e é considerado uma das grandes promessas do ciclismo mundial.
Na prova deste domingo, de 198km, o eslovaco conseguiu se destacar apenas no final, quando de forma emocionante, disputou a liderança com o próprio Cancellara e com Edvald Boasson Hagen, que ficou em terceiro.
Na última subida, os três se afastaram se um pouco do pelotão e travaram uma disputa forte para ver quem cruzaria a linha de chegada em primeiro.
Visivelmente cansado, Cancellara acabou ceder para Sagan, aproveitando-se da vitória do eslovaco para manter a liderança na classificação geral.
“Estou muito feliz com esta vitória! Agradeço a todos da equipa que foram muito corajosos em todo o percurso. Foi muito difícil ficar na frente do pelotão, mas conseguimos fazer um bom final”, disse o ciclista no final.
O português Rui Costa, da Moviestar, terminou na 53.ª posição, a 17 segundos do vencedor, enquanto, Sérgio Paulinho, Team Saxo Bank, alcançou o 140.º lugar, a 2.07 minutos de Sagan.
Classificação:
1. Peter Sagan (ESL/LIQ) os 198,0 km em 4.58,19 horas (média: 39,8 km/h)
2. Fabian Cancellara (SUI/RSH) a 0:00.
3. Edvald Boasson Hagen (NOR/SKY) a 0:00.
4. Philippe Gilbert (BEL/BMC) a 0:00.
5. Bauke Mollema (HOL/RAB) a 0:00.
6. Alejandro Valverde (ESP/MOV) a 0:00.
7. Robert Gesink (NED/RAB) a 0:00.
8. Daniel Martin (EIR/GRM) a 0.00
9. Ryder Hesjedal (CAN/GRM) a 0:00.
10. Dries Devenyns (BEL/OPQ) a 0:00.
...
53. Rui Costa (POR/MOV) a 0:17.
140. Sergio Paulinho (POR/SAX) a 2:07.