segunda-feira, 28 de maio de 2012

Giro d’Itália: Mark Cavendish e a sua história no Giro

O maior sprinter da atualidade, Mark Cavendish fez uma aposta no Giro d’Itália deste ano, ao invés de abandonar a competição como a maioria dos sprinters fazem, ele resolveu ficar para conquistar a Camisola Vermelha. Mas……… Vejam o que aconteceu... 

Primeiro porque os sprinters abandonam? Sabem?

 
Continua
O Giro d’Itália é reconhecidamente é sem duvida nenhuma a competição mais difícil de todas, muito mais que  Tour de France. E além disso, para os sprinters, o Tour oferece uma visibilidade maior que o Giro, uma vez que, além de ter mais etapas planas, a última etapa tem uma chegada brutal nos Champs Elysees, que traz bastante visibilidade para os sprinters.

Como o Tour de France acontece  um mês depois do final do Giro, antes de chegarem as etapas de alta montanha, onde os sprinters chegam á meta mais de meia ou uma hora depois dos líderes, por isso abandonam para descansar e se prepararem para o Tour.

Cavendish (queria) a vermelha.

Os planos de Cavendish eram: Vencer seis etapas no Giro, acumular a maior quantidade possível de pontos e tentar chegar dentro do tempo limite nas etapas de montanhas e ser o Campeão Geral por Pontos.

Das seis que ele queria vencer, só conseguiu ganhar três (nada mau) portanto a (etapa 2) a (etapa 5) e a  (etapa 13). Nas outras três, duas ele caiu (vejam aqui) e na outra ele estava cansado (vejam aqui) e (aqui também) a equipa errou no comboio e ele perdeu.

Para compensar as perdas, Cavendish disputou todos os sprints intermediários das etapas (que também valem pontos) para tentar ganhar a Camisola Vermelha. Mas mesmo assim estava ameaçada por Joaquim Rodriguez, o segundo na classificação geral por pontos.

Cavendish sofreu a bom sofrer para passar as montanhas. Chegou ao cumulo de andar tão devagar que se desequilibrou da bicicleta e caiu no chão… Mas ate pelos adeptos foi empurrado, incrível! Vejam aqui.


Deu certo até a penúltima etapa

Era o líder até a etapa 20, e penúltima da competição. Porém , no último km da etapa, Joaquim Rodriguez atacou e superou Michele Scarponi na disputa pelo terceiro lugar o dia e conseguiu ganhar uns pontinhos.

Mural da história: Cavendish perdeu a liderança por pontos por um mísero pontinho. Ficou com 137 pontos e Rodriguez com 138 pontos. (Grande GALO)

Cansado para o Tour?

Além de perder a Camisola Vermelha, Cavendish vai ter se recuperar a tempo de estar novamente em forma para o Tour, que começa no dia 30 de Junho.

Parece bastante tempo? Mas não é…. Uma volta como a do  Giro d’Itália, que dura três semanas e se  percorre cerca 4.000 quilómetros.

Ou seja, existe a possibilidade de esta aposta de Cavendish em tentar vencer a competição por pontos do Giro, lhe custe umas vitórias no Tour, que é a competição que o consagrou como um grande sprinter mundial.

Vamos esperar para ver se ele vai conseguir recuperar… Eu sou fã dele e torço para que sim! Mas tenho minhas dúvidas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...