terça-feira, 10 de abril de 2012

Disco para estradas estão proibidos para 2012.

Numa discussão com um amigo meu a semana passada, perdi. Achei que os travões de disco já estavam autorizados para que os profissionais porque tinha lido isso algures, mas não, esta sim mas só para amadores. Vejam por quê.
 
A nova tecnologia foi submetida para a avaliação da UCI em Março, quando foi lançada a primeira bike, de uma marca importante, com travões de  disco: A C59 Disk da Colnago 


Continua
De acordo com a UCI eles não são contra a tecnologia, muito pelo contrário, porém eles estão a investigar todos os aspectos desta tecnologia antes autoriza-la no World Tour (elite mundial).

De acordo com o coordenador técnico da UCI,  Julien Carron, este é um dos tópicos mais importantes de 2012, mas eles querem conseguir aprovar a tecnologia para 2013.

A principal preocupação é com a possibilidade de ter alguns ciclistas dentro do pelotão, com uma capacidade de travagem muito superior aos outros, gerando quedas por colisões. (olhem só ao que isto chegou).
Apesar de não fazer sentido ou parecer não fazer sentido, se analisarmos por um outro lado, isso já existe. Se pegarmos num ciclista que tenha  rodas de carbono e outro com rodas de alumínio, por exemplo, a diferença da performance desses travões é diferente.

Apesar da preocupação da UCI com a segurança, as quedas de ciclistas relacionadas a problemas com travões existem, mesmo com travões normais, em dias de chuva, descidas muito longas e outras situações, são comuns. Então eles deveriam acelerar esse processo de análise para evitar problemas. (acho eu).


Ano passado o ciclista da Garmin Barracuda, Alex Howes, que caiu em Dezembro e partiu 1 calvicula, disse no seu Twiter, “Eu era o único ciclista com aros de carbono no meio de um pelotão cheio de aros de alumínio num dia de chuva! Tragam os travões de disco”.

Este ano teremos o lançamento de vários grupos com travões de disco no mercado. Incluindo as das gigantes SRAM e Shimano, que já anunciaram o lançamento. Isso vai gerar uma inversão no mercado da bike, uma vez que os ciclistas amadores vão usar um nova tecnologia antes dos profissionais

Coisas que dificilmente acontece na vida termos a possibilidade de andar com tecnologia antes dos prós

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