quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Abdómen forte = Pedalada forte.

Os ciclistas, na sua maioria, estão   preocupados em desenvolver uma maior velocidade e resistência sobre o pedal, o que não chega!

Ter um abdómen tonificado, além de esteticamente agradável, altera para muito melhor o desempenho do atleta.



Continua »»»»»
Infelizmente, o ciclismo não é o desporto mais indicado para tonificar a região abdominal. Para isso, é necessário recorrer a algumas atividades complementares, como musculação direcionada e exercícios funcionais.

"Os abdominais têm sua importância. Mas outros músculos também são fundamentais no ciclismo. Outros segmentos corporais acabam sendo sobrecarregados na falta de estabilidade dessa região, diminuindo a eficiência da pedalada e aumentando o risco de lesão", digo eu.

O fortalecimento desta região do corpo torna-se significativo por diversas razões: protege os órgãos vitais, auxilia o processo respiratório, além de influenciar na postura.

Nesse processo, os músculos da região abdominal e lombar ganham muita importância, sendo responsáveis pela estabilização da coluna e pelo movimento de extensão e flexão.

Quando pedalamos, utilizamos alguns músculos da região da coluna  flexionando os músculos frontais da coxa ou a extensão dos músculos posteriores.

O abdómen é o principal responsável por manter a rigidez de todo o tronco, o que potencializa muito os seus quadris no momento da pedalada. Se nossa coluna estiver menos fortalecida, a eficiência do movimento também acaba regredindo, gerando um menor desempenho.


"Os músculos abdominais, assim como braços, lombar e ombros são responsáveis diretos pela sustentação do atleta sobre a bicicleta", relembro e reitero a importância da musculação, sem esquecer-se os alongamentos.

"Não adianta simplesmente fortalecer e dar resistência à musculatura. Quanto mais alongada, mais aporte sanguíneo vai proporcionar aos músculos. E, quanto mais encurtada, mais susceptível a lesões".

Tipos de exercícios:
 

Agachamentos
Trabalhar os quadrícepes, o principal grupo de músculos envolvido na pedalada. Há diferentes aparelhos para essa finalidade, inclusive pode ser feito agachamento com pesos, mas cuidado, agachamentos mal orientados podem acarretar lesões no joelho.

Mecanismo de posterior de tronco
Trabalha o quadrado lombar, que melhora a musculatura estabilizadora do tronco no ato da pedalada.

Abdominal
Pode ser feito em aparelhos, pranchas ou mesmo no chão. Abdómen forte é essencial em qualquer desporto. Para os ciclistas, ele vai trabalhar como estabilizador sobre a bike, juntamente com os músculos lombares das costas.

Vantagens de um abdómen forte:

- Subir em mudanças mais pesadas
- Aumento da potência transferida para os braços e pernas
- Sprint muito mais rápido
- Maior resistência, já que haverá maior sustentação e postura corporal


fonte a minha experiência


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...