Cavendish é conhecido por ser bastante atencioso aos detalhes. Ele gosta de tirar o máximo de proveito possível de tudo que ele puder. Este caso do capacete é simplesmente mais dessas situações.
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De acordo com testes realizados nos túneis de vento, o capacete sem entradas de ar, faz com que um ciclista economize 20 watts para se manter a 70km/h. Velocidade que geralmente os ciclistas atingem durante o sprint (e muitas vezes ultrapassam).
Pode não parecer muita coisa, ainda mais num tempo tão curto… Uma chegada geralmente dura 10 segundos. Porém, nas chegadas, muitas vezes 1 centímetro faz uma enorme diferença diferença.
ATENÇÃO: A conta a seguir não é científica é um mero exemplo!!!!
Vamos supor que um sprinter coloca 2.000 watts durante um sprint. 20 watts são equivalente a 1% do total da potência gerada pelo ciclista.Se ele economizar esse 1%, ele vai atingir os 70km/h com 1.980 watts (2.000w-20w). Portanto, como ele consegue empurrar 2.000 watts no pedal, dá uma certa diferença.
Vejam:
Se fizermos uma simples “regra de três”:
1.980W —– 70km/h
2.000W —– X
O resultado dá 70,71km/h. Ou seja, em tese, nesta simples conta, o ciclista ganha quase 1km/h usando o capacete tapado e isto pode ser o suficiente para vencer uma etapa.
Muitas vezes em sprints, a diferença entre a velocidade máxima do vencedor para o segundo lugar, fica por volta de 1 km/h. Portanto, não estou a dizer que essa vai ser a solução da vida dos sprinters e que todos devem a partir de agora usar capacetes fechados, nada disso, porque também á muito mais factores como é óbvio.
Mas que faz uma pequena diferença, pode fazer uma grande diferença, lá isso pode!!!
Como eu disse, esta conta não é nenhum estudo científico. Mas exemplifica uma pequena mudança que pode ter um grande efeito no resultado.