O actual campeão mundial do Ironman 70.3, Craig
Alexander, voou até á Carolina do Norte para fazer um teste no túnel de
ar.
O objectivo? Cada segundo é valioso!
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O objectivo da experiência era analisar qualquer pequeno detalhe que
ajudasse o atleta a melhorar a sua performance, ajudando a defender o
bicampeonato australiano.
Segundo o técnico de performance de
Craig, e de outros atletas de elite, Mat Steinmetz, para manter um
triatlteta no topo do mundo, na sua posição a posição na bicicleta é muito importante.
Qualquer mudança que poça ser
feita é examinada, avalianda se pode ajudá-lo a ganhar poucos segundos,
que são cruciais.
Entre os métodos analisados, estavam desde o
posicionamento de braços e mãos, até ao funcionamento do novo capacete da
Specialized, S-Works McLaren TT. Esta foi a primeira vez que a marca
enviou um triatleta para um teste num túnel de vento.
Além de Steinmetz, a
equipa contava com o especialista em aerodinâmica da Specialized, Chris
Yu.
Foram realizados inúmeros testes em que Craig se posicionava
com as mãos um pouco mais elevadas e cotovelos apertados.
Na pesquisa
foi levado em consideração até mesmo como o atleta mantinha os seus
polegares, e Yu e Steinmets chegaram á conclusão que a performance do
australiano chegou ao seu nível mais alto, minimizando o atrito e
maximizando o benefício, quando ele estava com as mãos mais baixas e
cotovelos ligeiramente mais afastados.
Em realação ao novo
equipamento, Craig também fez testes com o capacete que usou no
Campeonato Mundial de 2011, estabelecendo, assim, uma linha de base para
examinar como as mudanças podem ajudar.
O S-Works McLaren TT possui
uma cauda bicuda para minimizar o atrito em variadas posições e nas
mais diferentes condições de vento.
O novo produto da
Speciaqlized não fugiu da polêmica da ventilação. Ele não tem nenhuma
abertura na parte da frente, e os atletas são refrigerados por áreas
denominadas Gill, que são pequenas aberturas próximas as orelhas.
Os
técnicos da Specialized alegam que estas características de projeto
diminuem o atrito aerodinâmico e consegue manter os atletas bem.
Fonte pro-bikegear.com