domingo, 1 de julho de 2012

Specialized e McLaren desenvolvem capacete de Contra-Relógio

E ai esta mais uma parceria que a Specialized faz com a McLaren para desenvolver um produto. A primeira vez foi para a S-Works Venge e agora para o capacete S-Works + McLaren TT.

O capacete passou por um longo processo de desenvolvimento, pesquisa e muitos acertos e erros antes de chegar em sua versão final.

 
Continua:
Foram mais de 60 protótipos antes de chegar no desenho definitivo, desenho que para mim esta formidavel

O começo do desenvolvimento teve como ponto de partia o estudo de todos os capacetes para Contra-Relógio disponíveis no mercado.

A Specialized comprou todos os modelos de contra-relógio disponíveis no mercado e fez teste em túneis de vento para descobrir qual era o melhor.

A partir do desenho desse “melhor” (que não foi divulgado) a Specialized começou o desenvolvimento do seu novo modelo.

O principal para o desenvolvimento foi conseguir um desenho que mantenha uma boa aerodinâmica, mesmo quando o ciclista abaixa a cabeça.

A questão é o seguinte, os capacetes de CR, são feitos para serem aerodinâmicos frontalmente, porém, quando o cansaço aparece, muitas vezes os ciclista abaixam a cabeça e perdem rendimento aerodinâmico.

O formato deste capacete foi pensado para que mesmo nos momentos em que o ciclista baixe a cabeça, a perda não seja tão grande.

Com a ajuda da impressionante estrutura que a McLaren possui para o desenvolvimento de peças aerodinâmicas para seus carros de Fórmula 1, a Specialized começou o desenvolvimento do formato ideal do seu  capacete.

O capacete não tem entradas de ar frontais, somente laterais. Atrás das orelhas do ciclista existem dois cortes verticais que funcionam da seguinte forma:

As entradas de ar são conectadas a exaustores de ar na “calda” esse formato gera uma vácuo dentro do capacete, forçando com que o ar flua pelo capacete mesmo sem as entradas frontais, muito bom!

De acordo com os testes feitos num manequim construído especialmente para o desenvolvimento deste capacete, ele gera um ganho de 0,2-0,5 segundo por quilometro, em relação ao modelo anterior da marca, o Specialized TT3, e 0,8 segundo sobre seu concorrente Giro Selector.

O capacete foi testado pela primeira vez ontem no prólogo do Tour de France 2012, por Tony Martin e Levi Leipheimer. Ele estará disponível para venda no início de 2013. O preço ainda não foi divulgado.

Fotos deste novo produto da marca norte-americana.






 Vídeo: de todo o processo:











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